Principles of Data Quality
Published on February 27, 2013
Versão Portuguesa
Versão Portuguesa
Um novo manual para o uso do OpenRefine, em língua espanhola, está actualmente em revisão pela comunidade. O documento está disponível aqui, com a seguinte citação:
Zermoglio PF & Wieczorek JR (2020) Guía de Uso Básico de OpenRefine para la limpieza de datos sobre biodiversidad, Versión 3 [borrador de revisión de la comunidad]. Copenhagen: GBIF Secretariat. https://doi.org/10.15468/doc-gzjg-af18.
Um novo guia para a publicação de dados sensíveis está actualmente em revisão pela comunidade. O documento está disponível aqui, com a seguinte citação:
Chapman AD (2020) Current Best Practices for Generalizing Sensitive Species Occurrence Data [Community review draft]. Copenhagen: GBIF Secretariat. https://doi.org/10.15468/doc-5jp4-5g10.
Versão Portuguesa
Secretariado GBIF 2015. Estabelecer um Nó de Participante do GBIF Eficaz: conceitos e considerações gerais. Copenhaga. Disponível online em https://www.gbif.org/document/80925/establishing-an-effective-gbif-participant-node.
Versão Inglesa
Autores: Penev L, Mietchen D, Chavan V, Hagedorn G, Remsen D, Smith V, Shotton D Editor: Pensoft Publishers, 2011 Resumo: Este documento descreve as políticas de publicação de dados da Pensoft Publishers, com ênfase na biodiversidade e dados ecológicos relacionados com biodiversidade. A publicação de dados relacionados com artigos científicos é fortemente encorajada em todas as revistas Pensoft.
Autores: Wieczorek, J. Editor: Secretariado GBIF, 2011 Audiência a que se destina: Utilizadores do Integrated Publishing Toolkit v.2 que pretendem conhecer melhor a ferramenta ou têm problemas na utilização de algumas das suas funções. Resumo: Este manual tem três componentes principais: uma introdução com informação base, um tutorial com uma sequência de passos e um guia de referência completo incluindo uma secção “como começar” e secções descrevendo em detalhe os diferentes elementos da ferramenta.
Autores: Ó Tuama, Eamonn, Braak, K. Remsen, D. Editor: Secretariado GBIF, 2011 Audiência a que se destina: Administradores de dados e biólogos Resumo: É necessário documentar a proveniência e âmbito dos conjuntos de dados antes de os publicar através da rede GBIF. A documentação dos conjuntos de dados, referida como 'metadados do recurso', e permite aos utilizadores avaliar a adequação ao uso pretendido dos dados. Este guia fornece as práticas recomendadas e instruções para publicar metadados.
Autores: Remsen, D., Hahn, A., Ko, B., Chavan, V., Raymond, M. Editor: Secretariado GBIF, 2011 Audiência a que se destina: Administradores de dados e biólogos que publiquem dados através do GBIF Resumo: O propósito deste guia é instruir os utilizadores através dos passos de publicação e registo depois de terem sido utilizadas ferramentas para mapear ou de ter produzido um ficheiro Darwin Core Archive.
Autores: A.D. Chapman, Oliver Grafton Editor: GBIF, 2008 Audiência a que se destina: Gestores de dados de biodiversidade Resumo: GBIF tem-se preocupado sobre a distribuição não protegida de dados primários sensíveis de espécies (por exemplo, a localização exacta de taxa raros, ameaçados ou com valor comercial) desde o seu lançamento. Este documento revê as abordagens actuais para ocultar ou generalizar esses dados, com uma série de recomendações como guia aos detentores de dados para desenvolverem as suas próprias políticas. Línguas em que está disponível: inglês.
Autores: A.D. Chapman, J. Wieczorek (Eds.) Editor: GBIF, 2006 Audiência a que se destina: Gestores de dados de biodiversidade Resumo: Guia de boas práticas para a georreferenciação de espécies biológicas escrito pelo Consórcio Biogeomancer. Línguas em que está disponível: inglês. Referência Bibliográfica: Chapman, A.D. and J. Wieczorek (eds). 2006. Guide to Best Practices for Georeferencing. Copenhagen: Global Biodiversity Information Facility.