Data standards

Extensão Humboldt para dados ecológicos

 

A extensão Humboldt para o Darwin Core (https://eco.tdwg.org/) permite documentar de forma mais explícita o contexto da amostragem de dados de levantamentos de biodiversidade, ou estudos de monitorização ecológica. A ratificação desta extensão é um contributo para expandir o suporte de dados de eventos de amostragem publicados através do GBIF e aumentar a quantidade de dados de levantamentos ou inventários partilhados pelo GBIF, que implementa o Event Core com a extensão Humboldt.

EML: Ecological Metadata Language

O EML: Ecological Metadata Language é um padrão de metadados dedicado à descrição de conjuntos de dados das ciências ecológicas, ambientais e da Terra. Este é mantido pelo The Knowledge Network for Biocomplexity, e é largamente utilizado para a descrição dos sítios Long Ter Ecological Research (LTER). O GBIF desenvolveu um perfil do EML adaptado à descrição dos dados publicados através da rede

Padrão de dados Darwin Core e DwC-A

A maior parte dos conjuntos de dados publicados através do GBIF são formatados segundo o padrão de dados Darwin Core (DwC). Para além dos dados, os metadados (descritores dos dados) são também formatados segundo um padrão, neste caso o Ecological Metadata Language (EML). Usando ambos os padrões, as tabelas de dados e metadados são associadas num ficheiro comprimido em formato zip, o Darwin Core Archive (DwC-A).