Projetos de Colaboração

Projecto: O papel das Redes de Coleções Zoológicas no aprimoramento e preenchimento de lacunas taxonômicas e geográficas em bases de dados de acesso aberto

 

Últimas notícias

Calendário dos webinars

O calendário da série de webinars já está disponível. O webinar mensal terá lugar tipicamente na última semana do mês.

Número
Data
Hora (Lisboa)
Webinar

1
30 setembro 2021
14:00
Introdução ao GBIF e atividade dos Nós nacionais (Angola, Brasil e Portugal), participação dos países: São Tomé e Príncipe, Moçambique e Cabo Verde

2
29 outubro 2021
14:00
Introdução às funcionalidades do Specify 6

GBIF Portugal participa na acção COST MOBILISE

O GBIF Portugal está associado à acção COST MOBILISE: Mobilização de dados, Políticas e Especialistas em coleções científicas, que tem o objectivo de promover uma rede cooperativa na Europa para apoiar atividades de investigação e facilitar o conhecimento e a transferência de tecnologia em torno das coleções de ciências naturais. Esta acção COST tem a participação de 28 parceiros europeus, incluindo Portugal.

O COST MOBILISE irá:

BIREME Europeu: Nós Europeus nos mecanismos de preparação de relatórios sobre biodiversidade

Imagem de pássaro

 

Apresentação

Este projecto tem como objetivo a descrição dos mecanismos para a produção de relatórios das Directivas Europeias e de fluxos de dados em cinco países europeus, assim como investigar os meios  para facilitar estes processos através do GBIF, e recomendar alterações para as ferramentas/procedimentos utilizados pelo GBIF.

O projecto será articulado em duas fases principais:

Workshop técnico sobre ALA realizado em Madrid, no âmbito do projeto CoopBioPlat

Participantes Reunião CoopBioPlat Madrid

 

Realizou-se entre os dias 20 e 23 de outubro, em Madrid, um workshop técnico acolhido pelo Nó Espanhol do GBIF sobre a plataforma Atlas of Living Australia. Esta foi a segunda reunião prevista no âmbito do projeto ERA-Net LAC PCA CoopBioPlat, que tem por objetivo promover uma base de cooperação institucional sobre portais de dados de biodiversidade ao nível nacional.

CoopBioPlat - plataforma de colaboração para a publicação de informação sobre biodiversidade ao nível nacional

O CoopBioPlat -- A cooperative framework for building a common platform to serve biodiversity information at national level é um projeto financiado pelo programa EraNET-LAC do tipo Pilot Coordination Action que visa promover a colaboração internacional no âmbito da rede GBIF, para o desenvolvimento de plataformas digitais para a visualização e análise de dados de biodiversidade ao nível do país.

Primeira reunião do projeto CoopBioPlat realizada em Buenos Aires

CoopBioPlat - Reunião em Buenos Aires

 

A primeira reunião do projeto ERA-Net LAC PCA CoopBioPlat realizou-se em Buenos Aires, entre 9 e 11 de junho deste ano. Esta reunião serviu para escrever o primeiro rascunho do Memorando de Entendimento (MdE) a acordar entre os países parceiros do projeto, e que se destina a estabelecer um acordo institucional para a cooperação sobre portais de dados de biodiversidade (ao nível nacional e baseado no portal Atlas of Living Australia, ALA). A reunião foi acolhida pelo Ministério Argentino da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva.

Les Herbonautes lança missão de digitalização de espécimes de Angola

O portal Les Herbonautes lançou uma missão dedicada à catalogação dos espécimes de Angola do herbário do Museu Nacional de História Natural, de Paris. Este portal é uma plataforma web de ciência cidadã que permite aos participantes, de modo voluntário, inserir em base de dados a informação das etiquetas dos espécimes, a partir das imagens dos exemplares. Os dados catalogados são, depois, partilhados de forma livre e gratuita através do GBIF.