Webinar: Partilha de dados de biodiversidade através do GBIF pelo Sector Privado
Published on November 6, 2020
Inscrições: Este evento já foi realizado.
Vídeo: Ver a gravação do webinar no Youtube.
Inscrições: Este evento já foi realizado.
Vídeo: Ver a gravação do webinar no Youtube.
O GBIF Portugal está associado à acção COST MOBILISE: Mobilização de dados, Políticas e Especialistas em coleções científicas, que tem o objectivo de promover uma rede cooperativa na Europa para apoiar atividades de investigação e facilitar o conhecimento e a transferência de tecnologia em torno das coleções de ciências naturais. Esta acção COST tem a participação de 28 parceiros europeus, incluindo Portugal.
O COST MOBILISE irá:
Apresentação
Apresentação
Este projecto tem como objetivo a descrição dos mecanismos para a produção de relatórios das Directivas Europeias e de fluxos de dados em cinco países europeus, assim como investigar os meios para facilitar estes processos através do GBIF, e recomendar alterações para as ferramentas/procedimentos utilizados pelo GBIF.
O projecto será articulado em duas fases principais:
Realizou-se entre os dias 20 e 23 de outubro, em Madrid, um workshop técnico acolhido pelo Nó Espanhol do GBIF sobre a plataforma Atlas of Living Australia. Esta foi a segunda reunião prevista no âmbito do projeto ERA-Net LAC PCA CoopBioPlat, que tem por objetivo promover uma base de cooperação institucional sobre portais de dados de biodiversidade ao nível nacional.
O CoopBioPlat -- A cooperative framework for building a common platform to serve biodiversity information at national level é um projeto financiado pelo programa EraNET-LAC do tipo Pilot Coordination Action que visa promover a colaboração internacional no âmbito da rede GBIF, para o desenvolvimento de plataformas digitais para a visualização e análise de dados de biodiversidade ao nível do país.
A primeira reunião do projeto ERA-Net LAC PCA CoopBioPlat realizou-se em Buenos Aires, entre 9 e 11 de junho deste ano. Esta reunião serviu para escrever o primeiro rascunho do Memorando de Entendimento (MdE) a acordar entre os países parceiros do projeto, e que se destina a estabelecer um acordo institucional para a cooperação sobre portais de dados de biodiversidade (ao nível nacional e baseado no portal Atlas of Living Australia, ALA). A reunião foi acolhida pelo Ministério Argentino da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva.
O portal Les Herbonautes lançou uma missão dedicada à catalogação dos espécimes de Angola do herbário do Museu Nacional de História Natural, de Paris. Este portal é uma plataforma web de ciência cidadã que permite aos participantes, de modo voluntário, inserir em base de dados a informação das etiquetas dos espécimes, a partir das imagens dos exemplares. Os dados catalogados são, depois, partilhados de forma livre e gratuita através do GBIF.
Foi apresentado na 21ª Assembleia do GBIF o poster GBIF nodes learning from each others:A trilateral mentoring project onde são descritas as atividades do projeto de mentorado Espanha-França-Portugal.