Cooperação na CPLP

GBIF Portugal colabora na reunião regional e formação para nós do programa BID África

 

Rui Figueira participou enquanto mentor na Reunião Regional Africana do programa Biodiversity Information for Development (BID), que se realizou entre 3 e 6 de setembro de 2019, em Yaoundé, Camarões. A reunião juntou juntou mais de 50 colaboradores de nós africanos ou de projetos financiados por aquele programa, foi organizado pelo Secretariado Internacional do GBIF e pelo Ministério do Ambiente, da Proteção da Natureza e do Desenvolvimento Sustentável dos Camarões.

Angola adere à rede GBIF e aumenta a participação de países lusófonos na organização

Angola on GBIF's Country Page (Source: gbif.org)

Angola é o mais recente país participante da rede GBIF, o que representa um importante avanço para o conhecimento global sobre a biodiversidade. Angola é um dos países com maior diversidade de biótopos em África, com 15 ecorregiões, sendo um dos países mais biodiversos do mundo. A partilha de dados através do GBIF permitirá o desenvolvimento e o aumento do papel das coleções de museus e herbários locais, que devem refletir a riqueza e complexidade biológica da região, para apoiar o avanço do conhecimento neste país africano.

Apoio à preparação de Angola para se tornar membro do GBIF

O Nó Português do GBIF mantém a cooperação com o Governo de Angola no apoio ao processo de preparação daquele país para se tornar membro do GBIF. Respondendo a uma solicitação realizada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia de Angola, foram preparados e enviados para aquele ministério dois documentos para apoiar o processo de criação do Nó Angolano do GBIF, os quais são baseados no documento de referência disponibilizado pelo GBIF para a criação de um nó nacional efetivo1. Estes documentos são:

Seminário em Bissau dedicado à informação sobre a biodiversidade apresenta o GBIF às insituições e organizações da Guiné-Bissau

Seminário sobre o GBIF no IBAP, Bissau

A informação sobre a biodiversidade e o papel do Sistema Global de Informação sobre Biodiversidade (GBIF) foi o tema principal de um seminário realizado no Instituto da Biodiversidade e Áreas Protegidas em Bissau, no passado dia 14 de julho. O seminário foi co-organizado pelo IBAP e pelo Nó Português do GBIF. Neste seminário, foram também apresentadas as actividades do IBAP dedicadas à gestão de informação sobre biodiversidade das áreas protegidas em bases de dados e em sistemas de informação geográfica.

Seminário sobre o GBIF na Guiné-Bissau, realiza-se já no próximo dia 14 de Julho, acolhido pelo IBAP

É já no próximo dia 14 de Julho que o Instituto de Biodiversidade e das Áreas Protegidas da Guiné-Bissau acolhe, na sua sede, em Bissau, o seminário O Sistema Global de Informação sobre a Biodiversidade (GBIF) e a disponibilização de Biodiversidade da Guiné-Bissau. O seminário que ser realizará pelas 09h30, é co-organizado pelo IBAP e pelo Nó Português do GBIF, e decorre no âmbito do projecto GBIF_PALOP, para a promoção do GBIF junto dos países africados de língua Portuguesa.

Workshop em Maputo discute a participação de Moçambique no Sistema Global de Informação sobre Biodiversidade (GBIF)

Participantes no workshop em Maputo

 

A importância da participação de Moçambique no GBIF foi tema de debate num workshop realizado no dia 26 de Maio em Maputo, co-organizado pela Universidade Eduardo Mondlane (Departamento de Ciências Biológicas) e pelo Nó Português do GBIF. Cerca de 40 participantes provenientes da universidade, museus de história natural, institutos de investigação e ONGs moçambicanas ficaram também a conhecer melhor os objetivos da rede GBIF, o seu modo de funcionamento e os requisitos e processo de implementação de um nó nacional.

Workshop em Maputo sobre a importância da participação de Moçambique no GBIF

No próximo dia 26 de Maio realizar-se-á na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em Maputo, o workshop “Importância da Participaçâo de Moçambique no Sistema Global de Informaçâo Sobre Biodiversidade (GBIF)”, co-organizado pela UEM e poelo Nó Português do GBIF. O workshop decorrerá no Departamento de Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências da UEM, e conta com ainda com o apoio do GBIF e do centro de investigação CiBIO/InBio.

Workshop em Luanda sobre partilha de dados sobre biodiversidade discute participação de Angola no GBIF

Trinta pessoas de museus, universidades e e organismos ligadas ao ambiente, agricultura e pescas participaram em Luanda no Workshop sobre a Partilha de Dados Científicos sore Biodiversidade. O evento foi organizado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia de Angola com a colaboração do Nó Português do GBIF e decorreu no Centro de Convenções do Talatona, no dia 10 de Setembro, como um evento paralelo da 4ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia.