Início

O workshop Valorização da Agrobiodiversidade e a Importância da Informação em Bases de Dados para a Fileira da Vinha é organizado no âmbito do projecto Agrotraining - comprovar o uso do GBIF em agrobiodiversidade através da avaliação de necessidades e formação com os seguintes objectivos:

  • Identificar as percepções e conhecimentos de stakeholders sobre o potencial da agrobiodiversidade na valorização da fileira da vinha e do vinho;
  • Avaliar o potencial da utilização de informação sobre biodiversidade disponível no portal GBIF e/ou noutras bases de dados, nas atividades constituintes da fileira da vinha e do vinho;
  • Contribuir para elaborar um programa formativo que responda às necessidades destes stakeholders sobre informação em agrobiodiversidade;
  • Potenciar a eficácia desta rede participativa para concretizar a melhoria do desempenho sustentável da fileira através da promoção da partilha de conhecimentos em agrobiodiversidade.


Este workshop focaliza-se na fileira vinícola, dada que a sua importância económica se tem vindo a consolidar, sobretudo através da sua capacidade de inovação adquirindo projeção nacional e internacional.

Na perspetiva do GBIF, este exemplo permitirá identificar as principais lacunas de informação que poderão ser disponibilizadas sobre agrobiodiversidade, promovendo a sua utilização na resposta a esta e outras cadeias produtivas, e a valorização dos serviços de ecossistemas de ambientes agrodiversos.

Participantes

De forma a obter uma configuração em cluster que permita uma complementaridade de perspectivas, participarão profissionais da fileira, representantes de organizações, entidades reguladoras bem como investigadores.

Projeto Agrotraining

O projeto Agrotraining - Comprovar o uso do GBIF em agrobiodiversidade através da avaliação de necessidades e formação tem como principal objetivo desenhar e desenvolver um curso de formação sobre o uso de informação sobre a agrobiodiversidade com base no GBIF e em outras fontes de dados relevantes. O desenvolvimento deste curso será baseado numa avaliação das principais necessidades que os stakeholders têm em ferramentas e informação sobre agrobiodiversidade, tendo em consideração o relatório do ajuste dos dados GBIF para o uso em agrobiodiversidade, publicado pelo GBIF. O projeto, financiando pelo GBIF CESP2016, tem como parceiros o GBIF Portugal, GBIF Espanha e Colégio F3 da Universidade de Lisboa.
imagens agrobiodiversidade

Financiamento:
GBIF

Programa GBIF CESP 2016